Feedback sobre o estado atual do jogo depois de ter voltado para jogar os fresh starts

Sinto que já joguei o suficiente para dar feedback de qualidade aos desenvolvedores. Parei de jogar logo antes do lançamento da expedição da Isabela e tenho alguns comentários sobre o estado do jogo em geral.

O jogo está muito melhor
Subestimei o update que refez a experiencia no inicio do jogo. Mesmo para um jogador que pula toda a história, da pra entender perfeitamente o que está acontecendo e está muito melhor do que antes. Menos simulador de caminhada e mais missões dinâmicas. Muito bom!

Mudanças na qualidade de vida
Essa foi a mudança que mais me agradou. Todas as mudanças de qualidade de vida tornaram o jogo muito menos tedioso e “grindy”. A única coisa que ainda acho ruim é a bússola e o mapa. Muita gente continua usando minimapas externos porque o jogo não fornece informações suficientes e precisas dos pontos de grind. O jogo precisa de um bom mapa, com rastreamento de recursos de acordo com a sua evolução no jogo.

Agora algumas coisas ruins porque estou sentindo que o jogo está muito fácil:

Todas as profissões ficaram mais fáceis de subir de nível
O título deste tópico já diz muito sobre isso. Não consigo especificar em detalhes porque me senti assim… talvez seja porque já conheço muito sobre o jogo, mas mesmo assim senti que o grind é bem menor e consequentemente bem menos gratificante.

Lembro-me de quando fui um dos primeiros pescadores a chegar ao nível 185, pescando naquele local maravilhoso em Reekwater que rendeu muitas ostras e me deixou rico vendendo pérolas. Isso foi realmente gratificante.

Agora pesquei por um dia e já estou com nível 100 com a vara de pescar lendária. E todas as profissões estão no mesmo estado, porque nem grindei no jogo e já estou no nível 100-150 na maioria delas.

Mas quero falar especificamente sobre Armeiros e Ferreiros:

Crafting não vale mais a pena?
Minha guilda e eu basicamente usamos as primeiras semanas para farmar vários itens nomeados e já estamos fazendo expedições mutantes. Como um tank, se eu quiser os itens perfeitos, só preciso craftar um peito pesado com resiliente e já eras.

Não me interpretem mal, as mudanças nos itens nomeados e tal foram ótimas… Mas agora parece que nem preciso me preocupar com crafting porque posso me divertir muito apenas usando itens nomeados. Só alguém muito exigente vai fazer questão de craftar, e talvez ele nem vá se sentir tão recompensado por isso.

Por que devo lutar por uma cidade?
Nossa guilda, faminta pela guerra, certificou-se de puxar influência em Guardaventos e conquistamos a cidade. Agora estamos sendo obrigados a tirar dinheiro do bolso para pagar os impostos porque a própria cidade não está pagando nem ela mesma. Eu ainda não entendi muito bem as mudanças que ocorreram, mas mesmo assim, a cidade deveria no mínimo pagar a si mesma com os lucros, especialmente em um servidor com bastante gente.

Em geral
Parece que o jogo está muito mais fácil e muito menos recompensador. Talvez isso seja muito bom para alguns, mas sinto falta de verdadeiros desafios e de recompensas para aqueles que realmente se dedicaram para certas atividades do jogo. Pelo andar da carruagem, to sentindo que geral vai enjoar do jogo rapidinho, e a população dos servidores vai começar a cair logo logo até, novamente, só ficar as pessoas realmente insistentes com o jogo.

O jogo está muito melhor e muito mais dinâmico se comparar com antes. Concordo também que um mini mapa faz falta. No entanto, discordo em que um mapa precise de um rastreamento de recursos. O mapa é para se localizar e não para facilitar a coleta de recursos. Além disso, sou contra a demarcação de recursos e sim a favor da aleatoriedade deles pelo mapa.

E isso remete exatamente as profissões e o crafting do jogo. Por isso todas as profissões ficaram fáceis. Agora qualquer um com recurso cria seus próprios itens. O crafting não vale mais a pena. O que está acontecendo é que tudo está mais fácil do que antes. As expedições estão mais fácies, os recursos estão mais fáceis, pegar itens bons está mais fácil e isso não precisa de um jogador especialista em crafting.

O que o crafting precisa é de itens melhores que os nomeados e que só sejam produzidos por jogadores com recursos extremamente raros. Não adianta nada colocar um item no crafting igual ou equivalente é um drop de expedição. Os itens dos das profissões tem que ser muito melhores. E que também seus recursos sejam mais difíceis de coleta. Se não qualquer um pode criar o item.

As profissões e os leveis tem que deixar mais difícil, é muito fácil pegar lv. 200 em tudo. Todo mundo consegue. Um cara que é armeiro consegue ser arcanista e mestre em culinária tudo ao mesmo tempo. E o jogador que é pescador e mestre em culinária consegue ser ferreiro. Não estou dizendo que ele não possa fazer itens etc. No entanto, ele não pode ter a mesma competência que um especialista somente naquilo. Um armeiro dedicado jamais pode ser alcançado por um mestre em culinária, por exemplo.

Quanto ao gerenciamento dos assentamentos está diretamente relacionado com o atual sistema de facções. Um sistema que não é tão funcional e não ajuda a destacar as companhias e os membros. Eu explico parte disso nessa discussão.
Resumindo, o que descrevi vai ao encontro da sua conclusão do jogo está muito fácil e muito menos recompensador.

This topic was automatically closed 21 days after the last reply. New replies are no longer allowed.