Atualmente as guildas pouco oferecem de vantagem aos jogadores. Daria um certo trabalho de novas mecânicas, mas poderia-se ter algumas áreas em cada território que permitissem a locação para guildas. Assim as guildas locatárias pagariam semanalmente pelo uso à guilda detentora do território. Além de oferecer uma área instanciada de livre circulação e construção (teria que ser implementada toda parte de construção). Nessa área haveria inúmeras possibilidades, como cozinha coletiva, áreas de dormitórios, baús coletivos (com log de entrada e saída), treino, adestramento, cultivo, forja, área de reunião, sala de tesouro, o que a criatividade permitir. Todos refinos com pagamento de tributo ao detentor do território. Além de missões que os oficiais pudessem delegar a um quadro da capital da guilda com benefícios e progressão próprios.
Os oficiais delegariam as profissões (construtor, cozinheiro, ferreiro, adestrador, agricultor, coletor, etc) para evitar abusos internos.
Fortaleceria demais o RP (imagina uma guilda fazer um labirinto e convidar outras players para conhecer e desafiar). Nessas áreas para combate poderia ter uma raid de mob ou outros players, com cerco semanal, por exemplo, fazendo que estruturas defensivas também sejam elaboradas.